domingo, 27 de junho de 2010

GRÉCIA

Panathinaikós Atlético Clube



O Panathinaikós Atlético Clube (em grego Παναθηναϊκός Αθλητικός Όμιλος, transl. Panathinaikós Athlitikós Ómilos) é um clube de poliesportivo de Atenas sendo um dos maiores da Grécia. Fundado em 1908, o clube disputa o Campeonato Grego de Futebol e é um dos clubes mais antigos da Grécia. É conhecido no seu país de origem por suas iniciais (PAO), e tem como emblema um trevo de três folhas (Τριφύλλι). Em português, Panathinaikos quer dizer "todos os atenienses".

AEK Atenas



O AEK Atenas (em grego: Αθλητική Ένωση Κωνσταντινουπόλεως) é um clube poli-esportivo da cidade de Atenas na Grécia. Fundado em 1924, tem como símbolo uma águia de duas cabeças. Seu estádio provisório é o Olímpico de Atenas, com capacidade para 75 mil torcedores. Propostas para um novo estádio estão sendo estudadas pela diretoria do clube.

Olympiakos



Clube Olímpico de Fãs do Pireu é um dos maiores clubes multidesportivo da Grécia. Há no clube departamentos que incluem futebol, basquete, vôlei, polo aquático e atletismo. Fundado em 1925, é o clube mais popular da Grécia.

terça-feira, 15 de junho de 2010

A SELEÇÃO GREGA


A Seleção Grega de Futebol representa a Grécia nas competições de futebol da FIFA.

A seleção grega conquistou em 2004 seu primeiro título, ao ganhar o Campeonato Europeu de Futebol (EURO 2004), disputado em Portugal, vencendo a selecção portuguesa. A equipe, treinada pelo alemão Otto Rehhagel, derrotou a equipe lusitana por 1 a 0 na final, com gol de Angelos Charisteas. A Grécia tornou-se conhecida pelo forte esquema defensivo, jogando na defesa e saindo em rápidos contra-ataques supreendendo assim tudo e a todos. Seguidamente, a Grécia não conseguiu qualificar-se para a Copa do Mundo FIFA de 2006. Apesar de ter participado apenas uma única vez da Copa do Mundo (foi em 1994), a seleção grega, em todas as eliminatórias européias, fica muito perto da classificação, faltando apenas 1 ou 2 pontos, ou vencido no saldo de gols.

Nas Eliminatórias para a Copa de 2010, a Grécia foi sorteada no Grupo 2, juntamente com Israel, Suíça, Moldávia, Letónia e Luxemburgo. Acabou terminando a fase de grupos na segunda colocação, assim, classificando-se para a Segunda Fase e conseguindo a vaga contra a Ucrânia.

TREINADOR: Otto Rehhagel

Uniforme da seleção Grécia




Fornecedor de material esportivo: Adidas
Uniforme titular da Grécia: Camisa branca, calção branco e meias brancas
Uniforme reserva da Grécia: Camisa azul, calção azul e meias azuis


Estatísticas da seleção:

Primeiro jogo internacional: Grécia 1 x 4 Itália (Atenas, Grécia - 07.04.1929)
Maior vitória: Grécia 8 x 0 Síria (Atenas, Grécia - 25.11.1949)
Maior derrota: Hungria 11 x 1 Grécia (Budapest, Hungria; 25.03.1938)
Jogador com mais jogos: Theodoros Zagorakis
Artilheiro: Nikos Anastopoulos
Melhor posição no Ranking da FIFA: 8º (2008)
Pior posição no Ranking da FIFA: 66º (1998)
Participações em Copas do Mundo: 2
Melhor Resultado em Copas do Mundo: Primeira Fase (1994 e 2010)
Participações na Eurocopa: 3
Melhor Resultado na Eurocopa: Campeã (2004)
Participações em Copas das Confederações: 1
Melhor Resultado em Copas das Confederações: Primeira Fase (2005)


Desempenho da seleção da Grécia na Copa do Mundo de 2010

A Grécia foi eliminada na primeira fase da Copa do Mundo de 2010 em terceiro lugar no Grupo B. A Grécia venceu a Nigéria, mas perdeu para a Argentina e para a Coreia do Sul. Os gregos marcaram dois gols e sofreram cinco.

Colocação final: 25º lugar
Jogos: 3
Vitórias: 1
Empates: 0
Derrotas: 2
Gols pró: 2
Gols sofridos: 5
Saldo de gols: -3
Cartões amarelos: 5
Cartões vermelhos: 0
Artilheiros da seleção: Dimitrios Salpingidis e Vasilis Torosidis (1 gol)

domingo, 6 de junho de 2010

Participações da Grécia em Copas do Mundo

A seleção da Grécia fez sua primeira participação na Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos. Na ocasião, os gregos foram eliminados na primeira fase. Não fizeram nenhum gol e sofreram 10 nas três derrotas. Em 2004 os gregos surpreenderam o mundo ao vencer a Eurocopa vencendo os donos da casa, Portugal, na final. Em 2010, a seleção grega participou de sua segunda Copa do Mundo de futebol. Os gregos não passaram da primeira fase novamente, mas tiveram um desempenho melhor. Venceram seu primeiro jogo na história das Copas do Mundo e marcaram dois gols.


Os deuses estão com a Grécia


Greece-Euro-2004-celeb_907251

A Grécia surpreendeu o mundo ao conquistar a Euro 2004, batendo a seleção portuguesa de Felipão, em Lisboa. Agora a seleção helênica irá à sua segunda Copa do Mundo, após passar pela Ucrânia na repescagem. Conversei com Dellas, zagueiro que foi um dos destaques da Euro 2004 e que participou das eliminatórias para a Copa 2010 - na foto acima ele aparece levantando a Eurocopa. O jogador do Anorthosis, do Chipre, me contou alguns detalhes da vitória em Portugal, de sua relação com jogadores brasileiro e disse que os gregos contam com a nossa torcida, já que eles enfrentarão a Argentina na primeira fase.

Grécia chega à África do Sul confiante em ser mais que um figurante


Gregos desembarcam seis dias antes da estreia diante da Coreia do Sul



Karagounis, da grécia, chega a àfrica do sul
Karagounis, no desembarque da seleção grega

Mais uma seleção da Copa já pisa em solo africano. A Grécia chegou na manhã deste domingo ao aeroporto King Shaka, em Durban. Além dos gregos, outras cinco seleções também desembarcam neste domingo na África do Sul: Holanda, Portugal, Japão, Chile e Nova Zelândia.

No desembarque da seleção europeia, que vai ficar hospedada na Nortwood High School, o treinador Otto Rehhagel declarou que espera de sua equipe um papel que não seja apenas de figurante na Copa.

- Estamos aqui não só para fazer parte da festa. Há um grande entusiasmo na equipe e a atmosfera é excelente. - disse Rehhagel ao jornal inglês "Telegraph".

A Grécia está no Grupo B junto com Argentina, Nigéria e Coreia do Sul, rival da estreia no dia 12 de junho, em Porto Elizabeth às 8h30m (horário de Brasília).

Seleção da Grécia nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010


A Grécia se classificou em 18 de outubro de 2009 para a Copa do Mundo de 2010 nas eliminatórias da UEFA (Europa). Na primeira fase a Grécia ficou em segundo lugar no Grupo 2 das eliminatórias europeias, no grupo que tinha Suíça (classificada diretamente), Letônia, Israel, Luxemburgo e Moldávia. A seleção grega se classificou ao derrotar a Ucrânia em dois confrontos na repescagem da UEFA.

Giorgos Karagounis fala em diversão na Copa para fugir da pressão

Karagounis, grécia
Karagounis: capitão quer evitar pressão para levar
Grécia às oitavas de final da Copa do Mundo

Tendo adversários como Argentina, Nigéria e Coreia do Sul na primeira fase da Copa do Mundo, o capitão da Grécia, Giorgos Karagounis se prepara para os dois amistosos que tem pela frente antes do início do Mundial, contra a Coreia do Norte, nesta terça-feira e Paraguai, no dia 2 de junho. Para surpreender na África do Sul, Karagounis sabe das dificuldades e aposta em um clima tranquilo, sem pressão, para que a equipe chegue às oitavas de final:

- Vamos à Copa para nos divertir. Depois vamos tentar passar para a segunda fase. Tentaremos fazer o possível – declarou o meia.

O capitão ainda elogiou o companheiro de seleção Georgios Samaras, do Celtic da Escócia. No entanto, Karagounis fez questão de dizer que o atacante não é o único destaque da equipe:

- É um bom jogador, mas temos outros. Temos um bom time, um time forte - garantiu.

A Grécia estreia no Mundial no dia 12 de junho, contra a Coreia do Sul, em Port Elizabeth.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Especial Copa 2010: Grécia


Os gregos compõem o grupo daquelas seleções intransponíveis, com defesas sólidas e difíceis de serem batidas. Em um bom dia, podem causar dor de cabeça para as grande seleções, mas será uma surpresa ver a Grécia passar da fase de grupos.

Participações anteriores em Copas : Os gregos estrearam em Copas no ano de 1994, nos Estados Unidos, quando perderam todos os jogos da primeira fase, e desde então não haviam participado de nenhum Mundial.

Campanha nas Eliminatórias : A Grécia ficou um ponto atrás da classificada Suíça na chave, tendo que decidir sua sorte na repescagem contra a Ucrânia de Shevchenko. Após um empate sem gols em casa, os gregos foram buscar a vitória por 1 a 0 na casa do rival para carimbar o passaporte para África.

Time base : Tzorvas, Moras, Vyntras, Kyrgiakos e Papastathopoulos; Spiropoulos, Karagounis, Katsouranis e Salpingidis; Sâmaras e Gekas (Charisteas); Técnico: Otto Rehhagel.

Principal jogador: Com boas passagens por Inter de Milão e Benfica, o experiente meia Karagounis é o capitão e cérebro da equipe grega, além de ser o atleta com maior número de jogos na seleção atual. Tem um futebol moderno e com muita criatividade.

Nome completo: Giorgos Karagounis
Nascimento: 06/03/1977
Altura: 1,76 mPeso: 74 Kg
Clube: Panathinaikos-GRE
Posição: Meio-campista

Coadjuvante Samaras : é muito bom na jogada aérea e, apesar da altura, é um atacante de grande movimentação e agilidade dentro de campo. É jovem e nunca atuou profissionalmente por um clube de seu país, tendo começado a carreira no Heerenveen, da Holanda, e passando pelo futebol inglês antes de chegar à Escócia.
Nome completo: Georgios Samaras
Nascimento: 21/02/1985
Altura: 1,93 m
Peso: 82 Kg
Clube: Celtic-ESC
Posição: Atacante